GESTãO FINANCEIRA

Contas a Pagar

Este módulo gerencia o controle de Contas a Pagar, desde o momento da emissão do pedido de compra (projeções) até a emissão da Nota Fiscal (documento finalizado). Uma das principais funcionalidades é a possibilidade de pagamento das despesas, permitindo integração com o banco por meio da remessa de títulos e o seu retorno. Permite também gerar lançamentos para a contabilidade e a configuração das contas para que os lançamentos sejam realizados de forma imediata e sem erros.
 

Controle Bancário

Este módulo é destinado ao controle das movimentações bancárias por meio da conta caixa e das diversas contas de uma empresa. Permite o controle das despesas e receitas movimentadas nas contas financeiras. Pode-se utilizar o rateio dos valores para as classes de receitas e despesas e seus respectivos centros de controle.

É possível realizar as baixas de documentos financeiros (Contas a Pagar/Contas a Receber) utilizando a opção “Baixa com Filtro” que permite ao usuário agrupar documentos de várias empresas e emitir cheques separadamente ou agrupados por clientes/fornecedores. A consulta de extrato  possibilita um acompanhamento do saldo e dos lançamentos efetuados nas contas financeiras da empresa.

Integração Bancária – O sistema administra remessas de cobranças, pagamentos e cheques, além de permitir a leitura de arquivos enviados pelas instituições bancárias. Na conciliação, analisa o documento e realiza uma busca do seu número para registrá-lo como conciliado ou divergente. Permite a integração automática com o módulo Contábil.

Consultas – As consultas são personalizadas e, por meio delas, pode-se ter o controle sobre as movimentações, realizando uma análise junto a classes de receitas e despesas, centros de controle, resumos de situação e contas correntes.

Aplicação Financeira – Permite a movimentação de aplicações financeiras, mantendo registro sobre a operação. O sistema realiza o tratamento do valor que está sendo aplicado, número da conta, data, conta sacada, tipo de débito e crédito e tipo de resgate.

Empréstimo –Traz a opção de contrato voltado à administração dos empréstimos da empresa.

Adiantamentos / Viagens – Esta rotina controla despesas de viagens ou diversas.O sistema calcula a quantidade pelas datas e o valor pelos campos de cadastros referentes às diárias. Podem ser informados os dados referentes à entrega do dinheiro, passagens, depósitos e outros, ocorridos antes ou no decorrer da viagem, e prestação de contas no retorno à empresa. É possível visualizar os valores que saíram, os que entraram e a diferença a ser devolvida ou reembolsada. Ao gravar o adiantamento, é gerado um Contas a Pagar para a entidade do adiantamento com o valor das saídas.

Fluxo de Caixa

Sintetiza todas as informações do Contas a Pagar,Contas a Receber e Bancos. Possibilita a exclusão de cobranças, situações, documentos, bancos ou contas.

Fornece saldos periódicos com base nos lançamentos cadastrados, tornando possível gerar fluxos de caixa diferenciados, conforme filtros previamente estabelecidos. De acordo com o índice selecionado ou com as empresas escolhidas, pode ser gerado o fluxo de caixa de modo analítico e sintético, com as opções de visualizar projeções e realizados de forma conjunta ou separadamente.

Funcionalidades:

• Integração entre Contas a Receber, Contas a Pagar, Controle Bancário, Contabilidade e Banco;
• Controle de projeções e realizados;
• Análise/controle de Classes de Receita/Despesa por Centro de Controle;
• Checagem de limite de crédito e dias de atraso;
• Consultas por Centro de Controle, Classe de Receita/Despesa, Conta Corrente e Situações;
• Controle de valores em outra moeda;
• Programação de contas;
• Controle de débitos/créditos;
• Geração de documentos (Contas Fixas ou Projeções);
• Aprovação de documentos;
• Envio de arquivos de remessa para banco (cobrança eletrônica e pagamento a fornecedores);
• Leitura de arquivos (retorno de cobrança, pagamentos e conciliação bancária);
• Baixa com filtro de recebimentos e pagamentos, integrando com Bancário e Contabilidade;
• Impressão de Recibos/Cheques;
• Autenticação de documentos;
• Controle de adiantamentos e geração de Nota Débito/Crédito;
• Permite lançamentos em diversas moedas;
• Aplicações financeiras;
• Leitura de cheque;
• Leitura de cartão de crédito VISA, Redecard e Amex;
• Controle de empréstimos.

Orçamentário

O Apolo Orçamentário é destinado a empresas que trabalham com provisões orçamentárias ou com verbas de compras e que não podem gastar mais que o previsto nesse planejamento. O sistema integra-se aos módulos de Contrato e Financeiro.

O sistema permite elaborar orçamento de custeio e orçamento de investimento. O primeiro inclui todas as despesas para a manutenção da companhia, enquanto o segundo representa todas as despesas com aquisições de máquinas e equipamentos. Todas as receitas e despesas de custeio ou investimento são identificadas por meio de uma codificação denominada item orçamentário.

Por meio do Apolo Orçamentário é possível realizar a prévia orçamentária de forma descentralizada por centro de controle via web, além da visualização gráfica do previsto / orçado / realizado, realizando bloqueio automático de saída de valores quando excederem a verba no contas a pagar, pedidos de compras e contabilidade. Além disso, o sistema realiza o controle orçamentário em qualquer moeda com a opção de converte-la em outras moedas.

A Riosoft por meio do Apolo Orçamentário oferece aos diretores, gestores e demais executivos da administração pública ou privada, uma oportunidade única de modernizar e gerenciar os seus sistemas de informação.

Diferenciais:

- Interatividade com o usuário;
- Cumprimento do prazo estipulado pelo gestor;
- Acompanhamento da execução orçamentária pelos gestores;
- Sistema disponibilizado em rede ou internet;
- Segurança do sistema;
- Confiabilidade dos dados.

Funcionalidades:

Orçamento de custeio - O orçamento de custeio inclui todas as despesas para a manutenção e operação da companhia, tais como despesas de pessoal, aquisição de materiais, contratação de serviços de terceiros, uniformes, despesas gerais, etc. O processo engloba as receitas próprias, operacionais e não operacionais (exploração patrimonial, venda de editais, sucatas, etc.).

Orçamento de investimento - São todas as despesas com aquisições de máquinas e equipamentos, veículos, serviços com reformas e modernizações de sistemas, via permanente, obras civis, escritórios, informática etc, necessariamente vinculadas a um dos programas de investimento da empresa.

Todas as receitas/despesas da companhia de custeio ou investimento são identificadas por meio de uma codificação denominada item orçamentário. O sistema permite ao gestor responsável pelas previsões de despesas/receitas um total controle e execução dos recursos orçamentários a ele destinados. Outras despesas da companhia, como despesas de pessoal, água, luz, telefone etc, podem ser geridas e controladas por alguns gestores específicos.

Prévia orçamentária  - O sistema permite a elaboração de prévias orçamentárias via web, com a previsão detalhada de despesas, investimentos e receitas da empresa para um determinado período de tempo. Os usuários podem ser previamente cadastrados e a eles relacionados níveis de acesso determinados pelo administrador do sistema. Após a data de fechamento, nenhum usuário poderá alterar ou visualizar os dados informados. Os usuários somente visualizarão informações referentes aos processos a eles relacionados apenas pelo administrador.

Fluxograma