E-PROCUREMENT

e-Procurement, a inovação dos processos de compras

Para diminuir a distância entre fornecedores e empresas e qualificar os processos de compra com agilidade, pontualidade e preços competitivos, a Riosoft Cia. Brasileira de Software e Serviços Ltda coloca no mercado o e-Procurement (nome), uma aplicação da Web capaz de, além de reduzir custos, otimizar a aquisição e fornecimento de produtos e matérias-primas.

Com os recursos do e-Procurement, o gerenciamento das compras está centralizado nas cotações eletrônicas, acessadas com maior rapidez resultando em aquisições ágeis. Processo eletrônico de compra que oferece segurança e previsibilidade e, indo além, pode também ser agregado ao banco de dados, ERP e web solutions, contas contábeis e financeiras, relacionado ao pedido de compra e movimentações de estoques, minimizando o operacional de colaboradores destes setores.

Com essas interfaces, as informações ficam ainda mais dinâmicas e automatizadas, podendo ser relacionadas às solicitações de compra os itens cadastrados no sistema integrado da empresa e às informações sobre estoque.
 
Algumas das vantagens:
 
a) Redução de custos – O envio de orçamentos, por telefone, fax e e-mail, o recebimento de cada uma das propostas e o planilhamento são substituídos por mecanismos eletrônicos.
b) Agilidade nas compras – Identificada a necessidade e o fornecedor, resta a empresa compradora emitir o pedido.
c) Ganhos financeiros - O fornecedor se esforçará para cotar o menor preço, por maior tempo.
d) Segurança – Por meio de um sistema interno, automatizado, com acesso controlado, é possível gerenciar todo o processo de compra.
 
Diferentes tipos de e-Procurement:
 
ERP (Entrerprise Resource Planning): Soluções ERP de empresas, como a Riosoft, elaboradas para otimizar o planejamento de recursos de uma empresa. Em termos de processo de manufatura, elas podem gerar o agendamento de compras visando um ciclo ideal de produção;
 
e-Sourcing: Trata-se do uso da Internet para a identificação de novos fornecedores. Também conhecido como leilão reverso, o e-sourcing é o método pelo qual as empresas podem utilizar o seu processo de compra online com o objetivo de contatar um número maior de fornecedores do que seria possível no canal tradicional. O maior benefício do e-sourcing é a competição entre os fornecedores que dão lances acompanhados do detalhamento do serviço que se comprometem a executar. Aos compradores cabe a tarefa de selecionar a melhor oferta.

e-Informing: O e-Procurement pode ser utilizado para a simples missão de trocar informações de compras entre vendedores e compradores. O uso da tecnologia da Internet, como o email, em substituição aos tradicionais métodos de comunicação pode facilitar imensamente o processo de montagem de um banco de dados de fornecedores.

Histórico

O e-Procurement tem sido usados com muita eficácia pelo Poder Público para reduzir as etapas burocráticas das cotações e dos processos licitatórios demorados. A cotação eletrônica, inicialmente restrita ao registro de preços, hoje domina as compras públicas em bolsas ou portais eletrônicos de compra.

Enquanto pesquisas globais indicam que 86% das empresas usam algum sistema baseado na web para fazer compras nos níveis tático, operacional e estratégico, no Brasil, esse número cai para 38%.