GESTãO DE COMPRAS

Gestão de Compras

O Apolo Gestão de Compras é um completo módulo para administração de compras, pois permite controlar com praticidade desde a requisição do produto e sua cotação no mercado até o pedido de compra e a entrega do produto. Com isso, garante maior eficácia e economia nas ações empresariais. Dispõe ainda de um gerenciamento de pedidos de importação, cuja finalidade é armazenar dados para o controle da importação de cada item.

Diferenciais:

• Completo controle do departamento de compras, desde a requisição do produto e sua cotação até o pedido;
• Programação de entrega dos pedidos de compra;
• Opção de bloqueio de itens com valores acima da tabela de preço;
• Integrações de projeções financeiras, rateio de classes e centros de controles;
• Geração de Notas Fiscais de Entrada;
• Controle de pedidos de importação;
• Controle de produto por comprador e por funcionário;
• Controle de verba e valores em outra moeda;
• Controle de aprovação por usuário e finalidade de compra;
• Integração ao módulo Financeiro, Estoque, Expedição e PPCP;
• Controle para certificação FSC (para empresas que trabalham com papéis);
• Entre outras funcionalidades.

Funcionalidades:

Solicitação de comercialização 
Documento utilizado para registrar as solicitações de compra de acordo com uma regra definida pelo administrador de ressuprimento de produtos (normalmente utilizado por órgãos públicos). Esse documento permite uma simulação de valores com base na última compra (ou no custo de reposição quando for a primeira vez) corrigida pelo índice informado. A partir desse documento, será disparado o processo orçamentário (Reserva - Empenho - OF), exceto à parte licitatória. O sistema controla todas as alterações na solicitação de comercialização (SC), sendo que todas as operações com a SC são controladas por status. 
 
Pedido de compra 
O pedido de compra contempla produtos e serviços, entrega total ou programada, cálculo de impostos, integração de projeção financeira, rateio de classes e centros de controle e geração de nota fiscal de entrada. É permitido o seu cadastramento em outra moeda com a informação do câmbio combinada. O sistema também mantém um controle por status de acordo com a efetivação da entrada no estoque, além de fazer o controle de aprovação por usuário. 
 
Requisição de compra 
Uma requisição de compra pode gerar automaticamente um pedido de compra, uma cotação de compra ou ainda relaciona-se a um resumo de requisições. O sistema mantém esse controle por status, além de fazer o controle de aprovação por usuário. 
 
Resumo de requisição de compra 
Com este recurso é possível gerar um resumo de requisição de compra geral e um por fabricante, agrupando cada requisição num grupo determinado. 
 
Cotação de compra 
É possível realizar uma cotação com n produtos para n fornecedores, relacionando ainda vários valores e condições de pagamento para cada produto. É permitida a realização da cotação em outra moeda com a informação do câmbio combinado; além da possibilidade de geração automática do pedido de compra, o sistema mantém o controle por status e realiza a aprovação por usuário. O sistema ainda dispõe de um mapa de cotação que permite selecionar o produto a ser comprado, indicando a melhor condição e o preço mais baixo.
 
Finalidade de Compra
Com o sistema de Gestão de Compras, a empresa tem um maior controle sobre as aprovações de compras, com a possibilidade de informar para qual finalidade os produtos/serviços são requisitados, cotados ou pedidos. É possível, ainda, com o sistema, direcionar e definir para cada responsável as aprovações de compra correspondentes ao seu setor. 
 
Identificação de compras no controle de verba de projetos
Neste módulo, o sistema garante a possibilidade de identificar para qual projeto e de qual verba as compras estão sendo efetuadas. Isso é possível através do controle das requisições e pedidos.

Fluxograma