VALOR AMBIENTAL

Case

A VALOR AMBIENTAL utiliza sistema MIX, da Riosoft

Produtos e serviços

A Valor Ambiental tem como foco de atuação a prestação dos serviços de limpeza urbana, com experiência em serviços de varrição manual e mecanizada, conservação de áreas verdes, coleta, transporte e destinação final de resíduos sólidos urbanos.

Desde dezembro de 2007 que a Valor Ambiental atende o Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal - SLU, com a prestação dos serviços de limpeza pública em diversas partes do território distrital.

Operação da usina de triagem e compostagem  - Operação da Usina de Triagem e Compostagem do P-Sul (UCTL). Realiza as atividades de triagem e classificação de materiais recicláveis, processamento e compostagem de matéria orgânica, bem como a manutenção preventiva e corretiva das edificações e das instalações industriais da Unidade, inclusive atividades de reforma e adequação.

 

Transbordo e transferência de resíduos sólidos urbanos - Executa o transbordo na Usina da Asa Sul e a transferência de resíduos sólidos urbanos, composto e rejeitos de processo, até as unidades operacionais, utilizando-se de pás carregadeiras e conjuntos "cavalo mecânico e semi-reboques".

Serviços sociais- Executa a parte operacional da Usina e do Aterro, a Valor Ambiental também organiza quase 2.000 Catadores, os quais são cadastrados e identificados por equipe própria de assistentes sociais. A equipe trabalha com o intuito de evitar a ocorrência de acidentes, de elaborar programas para a inclusão social e melhoria de renda e de consolidar projetos do Governo do Distrito Federal".

Varrição manual de vias e logradouros públicos - Opera a varredura dos passeios pavimentados, sarjetas (meio fio) e canteiros centrais não ajardinados, esvazia os cestos de lixo (papeleiras) e acondiciona os resíduos passíveis de serem contidos em sacos plásticos.

Varrição mecanizada - Remove os resíduos existentes nas sarjetas, mediante a utilização de equipamento moto-mecanizado (varredeira mecânica)

Catação de papéis e plásticos em áreas públicas - Retira resíduos leves (papéis e plásticos) espalhados em áreas públicas, tais como gramados e outras áreas verdes.

Coleta e transporte de resíduos sólidos domiciliares e de varrição - Recolhe resíduos ou detritos apresentados nas vias e logradouros públicos originários de estabelecimentos públicos, institucionais de prestação de serviços, comerciais, industriais e residenciais, além daqueles provenientes da varrição pública. Transporta esses resíduos para as unidades de transbordo, usinas de triagem/ compostagem ou para o aterro sanitário.

Coleta e transporte manual de entulhos - Remove materiais provenientes de obras e demolições, depositados irregularmente nas vias e logradouros públicos, bem como resíduos diversos de atividades de limpeza (raspagem de terras em logradouros pavimentados após de chuvas, restos de podas, móveis, etc).

Coleta e transporte mecanizada de entulhos - Remove e transporta mediante a utilização de caminhões basculantes de maior capacidade de carga com o carregamento efetuado por pá mecânica, sobras de obras e entulhos em geral, que não são removidos pela coleta regular e se acumulam em grandes volumes ao longo das vias e logradouros públicos.

Serviços diversos - Além de todos os serviços já descritos, a Valor Ambiental presta os de capina, roçagem e varrição manual ( nas faixas de passeios e sarjetas de vias não atendidas pela varrição regular), bem como o de acondicionamento dos resíduos em sacos plásticos de raspagem de terra e areia em sarjeta e pista de rolamento.

Aterro Controlado do Jóquei Club e Recuperação Ambiental - Opera o aterro do jóquei Clube, sendo responsável pela destinação final dos resíduos gerados e todo o âmbito do Distrito Federal. O Aterro recebe diariamente cerca de 2.000 toneladas de resíduos urbanos domiciliares e mais de 1.500 toneladas de entulho. Logo que começou a operar, a Valor iniciou a recuperação ambiental do Aterro.

 

 

SISTEMA MIX

Com o objetivo de alcançar mais agilidade nos processos internos de Recursos Humanos, maior rapidez na tomada de decisões e confiabilidade e segurança dos dados transmitidos entre os departamentos, a VALOR AMBIENTAL implantou o programa MIX, da RioSoft. O programa proporciona aumento de produtividade em função da flexibilidade de processos, e maior confiabilidade dos pagamentos aos funcionários. "O MIX é uma ferramenta muito importante dentro da nossa estratégia de valorização dos funcionários na medida em que gera informações de forma rápida, precisa e confiável. Nosso funcionário pode ter a tranquilidade de saber que, por exemplo, sua remuneração é adequadamente calculada, os encargos sociais são recolhidos nos valores corretos e as informações sobre suas condições de trabalho em termos de segurança são adequadamente controladas", conta o gerente de TI da VALOR AMBIENTAL. Entre as novas metas relacionadas ao sistema MIX na VALOR AMBIENTAL ainda este ano está a implantação do módulo de Medicina e Segurança do Trabalho.